Outubro 09

Barnaby Hall 
BookJackets - Fotografia

Durante os ultimos dezanove anos trabalhei como fotografo na cidade de Nova Iorque.
Um dos meus periodos profissionais mais agradaveis foi a criação de imagems fotograficas para capas de livros.
Nesta altura a maior parte deste trabalho era encomendado e razoavelmente bem pago.
Apesar do design dos anos 90 poder paracer fora-de-moda, eu creio que exibir as imagems originais junto com as capas da uma noção interessante de contexto e aplicação.
Por vezes o «casamento» da imagem e o design final funcionam bem e outras vezes não!
Como qualquer trabalho comercial os parametros conceptuais eram escritos para poder satisfazer um grande numero de pessoas e os prazos de entrega eram para ser cumpridos.
De qualquer forma, cada imagem tem uma grande dose de reflexão e trabalho como tambem cada «foto illustração» tem uma historia para alem da sua intenção original.
Barnaby Hall





Paulo Alexandre Rêgo
Exposição de Pintura
Biografia

Paulo Alexandre Rêgo é licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Expõe regularmente desde 1989, ano em que participou na exposição “Jovem Pintura Portuguesa” na Galeria Almada Negreiros da Secretaria de Estado da Cultura em Lisboa. Do seu curriculum artístico constam diversas exposições individuais e colectivas, em galerias de arte, espaços públicos e Museus. Do seu já longo currículo é de destacar a participação em exposições internacionais, como a Summer Exhibition na Royal Academy of Arts em Londres (1999 e 2000) ou o XXII Salón de Outoño de Pintura de Plasencia, em Espanha. O artista foi já galardoado com dois prémios de Pintura: o prémio The Scottish Gallery – Diana King Prize – Royal Academy of Arts, em 1999, e o Primeiro Prémio de Pintura do Instituto Português da Juventude, em 1990. A obra do artista 
encontra-se referenciada em diversas publicações sobre Arte, catálogos e artigos de imprensa.




JETKLASSE
residência artística

JETKLASSE em Lisboa
Viagem, encontro e exposição da Escola de Belas Artes de Munique (AdbK München)
O Projecto
A residência artística a realizar nas instalações da Fábrica Braço de Prata é uma organização conjunta entre a Akademie der Bildenden Künste München e a Associação Cultural Criaactividade, à qual se juntaram a Faculdade de Belas Artes de Lisboa, a Universidade Lusíada e o Goethe-Institut.
As várias acções programadas entre 25 de Setembro e 19 de Outubro de 2009 contarão com a presença de vinte e cinco estudantes de vários países, que actualmente estudam com a tutora da residência artística, e de dez estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
O objectivo será ocupar vários espaços da Fábrica com intervenções multidisciplinares que terão em conta a história do edifício, o ambiente no qual está situado e a forma como é experienciado e coabitado actualmente. Pretende-se, em simultâneo, valorizar o processo da criação e reflexão artística contemporânea e o seu envolvimento com o local, tendo como temáticas a reinvenção da lógica dos espaços e a relação com o meio ambiente e seus ocupantes.
A ideia de Imersão Ambiental, sob um olhar poético atento, propõe interagir com os vários ambientes numa dialéctica entre Arte e Património que a Fábrica peculiarmente propicia.

Princípio / ideia do projecto JETKLASSE

A composição de uma academia de artes com pessoas de diferentes nações é, em contraste com as formas tradicionais de expressão, um novo sistema de ensino.
A presença física de cada artista guarda, dentro do sistema cultural em que se insere, as suas as ideias.
Este facto poderá ser um contraponto à velocidade da era digital.
Como forma de arte, esta diferença torna-se cada vez mais importante. Cada artista acaba por investigar a sua descendência, as suas raízes e origens de uma nova maneira. Os encontros imprevistos são considerados como inspiração, simbiose, como uma academia ou experiência virtual.

Um dos princípios de Magdalena Jetelová é a promoção de intercâmbios entre os seus alunos e alunos de outras turmas, com outros de instituições parceiras. Os últimos projectos da plataforma criada para essa finalidade JETKLASSE, foram encontros na Cidade do México (2005), Praga (2004, 2006) e Varsóvia/Gdansk (2007). Em Janeiro de 2008 houve um intercâmbio com os alunos da Norwich School of Art and Design em Munique. Alguns alunos voltaram a expor em Norwich em Maio deste ano.

Os projectos incluem uma publicação em forma de um catálogo, que é produzido pelos alunos.

O ensino académico passa a ser não só encontro, mas também trabalha a ideia de deslocar uma escola para outras localidades geográficas. Esta deslocalização da escola para o meio urbano aumenta o compromisso de trabalhar em grupo e simultaneamente traz novos desafios à criação individual.
Trata-se de criar novas esferas de comunicação, para eliminar preconceitos em relação ao conhecimento e aceitar os outros como forma de enriquecimento da própria percepção. 
Trata-se de uma nova forma de comunicação que se consegue por uma acção concreta de alunos de vários países e culturas.
Sem estes encontros, uma academia contemporânea será impensável.