RUA LIVRE

O que é a RUA  Livre



É uma iniciativa criada por Judite da Silva  Gameiro, que convida Artistas  nacionais e internacionais,  profissionais das  Artes, para criar uma  equipa de Intervenção Artística que terá como objetivo a  transformação dos  espaços públicos para a criação de espaços  abertos a expressão Artística.


RUA  Livre é um projeto de Intervenção Artística  itinerante que terá principalmente como objetivo a criação de Espaços  Culturais temporários e permanentes em várias localidades de Portugal para o acolhimento Artístico, em que poderá oferecer espaços de residência, de formação  e de produção nas áreas de Teatro de Rua, Circo Contemporâneo, Street Art e Land Art,  Espaços Culturais permanentes para o acolhimento das residências artísticas.



Onde é a RUA LIVRE

"Cada RUA de Portugal será construída com a sua história, os seus sonhos,  a sua  poesia, pelos seus Artistas e o seu povo, cada RUA será única, cada RUA será  livre, cada Rua será Arte."
          
                                                                                                Judite da Silva Gameiro

Espaços Culturais
permanente para o acolhimento das residencias artísticas


A intervenção artística para a criação dos espaços, cria-se de raiz, com um projecto desenhado para a sua construção em espaços tais como,  campos, jardins  abandonados, fabricas, igrejas, quintas e Edifícios desocupados,  ruinas e  outros. Envolvendo num trabalho em comum, Artes e o Povo, fazendo  decorrer  durante vários anos, um projeto a florescer.
Espaços Culturais
temporários para a expressão artística: 


Através  dessa intervenção cria-se um evento ao ar livre e em espaços públicos tal como,
ruas, praças, monumentos, jardins, campos, lagos, rios e outros, no qual, se   cria um espaço de expressão Artística. Mas sobre tudo com um espirito para que  depois do acontecimento os espaços temporários criados, possam ficar e perpetuar a expressão Livre da Arte ao longo do tempo.
A primeira Rua em Portugal iniciará a sua criação com a sede em Pombal, com uma extensão na Fábrica  do Braço de Prata http://www.bracodeprata.net em Lisboa, criando uma interligação artística e cultural entre as  Ruas de Portugal.




RUA Livre - LISBOA


Rua Livre tem como objetivo de intervenção Artística na Fabrica do Braço de Prata em Lisboa, a criação de um Espaço Cultural ao Ar livre para a difusão, o desenvolvimento, a formação, a residência artística, a pesquisa e a produção do Teatro de Rua, Circo Contemporâneo, Street Art e Land Art

Este Espaço Cultural aberto a todo público será construído de raiz com artistas, técnicos, construtores e com recursos humanos de vários horizontes nacionais e internacionais, ligando a Arte e a consciência ambiental.

O espaço que nos foi cedido na fábrica do Braço de Prata encontra-se dentro do parque de estacionamento, o que originou a necessidade da construção e organização do espaço.

Esse processo de criação e de construção decorrerá em 4 fases de trabalho:


Na 1a faseConstrução de um muro de delimitação do espaço de estacionamento e o Espaço Cultural Rua Livre.

Na 2a fase  A criação de candeiros para a iluminação do espaço Cultural Rua Livre.

Na 3a fase  A construção de areas cobertas para efeitos de camarins e residências artísticas

Na 4a fase
Construção das bancadas para o público