Junho 10

Joana Polónia de Barros
Um Percurso na Avenida das Nuvens - Instalação

O trabalho exposto invoca a ausência do ser enquanto matéria, reflectindo enfaticamente a memória, as memórias, as ausências que se perpetuam pelo tempo como nuvens.
São objectos, pertences, correspondências reveladas, identidades trabalhadas engavetadas a descoberto. Nas caixas e gavetas guardam-se varias coisas, arrumam-se talheres, roupas, lençóis, documentos, ideias, projectos… Na ausência desta acção de fechar/ocultar mora a génese do trabalho, a tentativa de materializar momentos congelados no tempo, de concretizar presencialmente a distância, utilizando o próprio objecto, a própria matéria.
Um percurso na avenida das nuvens!…

joana.p.barros@gmail.com








“Sombras Latentes”
Exposição Colectiva 
A memória. Sombras sem referência a uma realidade factual. Evidência de simulacros em que a consciência se aproxima da  inconsciência. Reapresentação mediada pelo instante fotográfico, fixante, afirmante, substantividade petrificada e acumulada e amaciada,  abertura teatral do encaixotar de objectos suspensos, prontos a usar. Excesso de realidade (...)
Inventar a memória até já não sobrar realidade. Ou dizer-lhe, à realidade, quando se manifesta, que a não suportamos. Substituir essa por outra memória. A que queremos. A que liga à possibilidade directa entre passado e futuro. Eliminando o presente. Suspendendo-o. Optando pelo intervalo. Pelas sombras encenadas. Latejando. Sobrando ali. Quando vemos. Sobrando ainda. Se não quisermos olhar.   
Ana Gonçalves

Filipe Romão, nasceu em 1981, em Lisboa. Vive e trabalha em Sintra. Formou-se em Escultura (bacharel) em 2003, e em Pintura (licenciatura) em 2008  na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, como também  em Fotografia , na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC) em 2003.
Exposições individuais em  2010 Pétra, na Galeria  Pirescouxe, Loures. 2009 De que eternidade se faz o instante em que dele apenas perdura a sua memória? Na Galeria Jorge Shirley, Lisboa; Constâncias Lumínicas, Galeria da Casa da Cultura D. Pedro V, Mafra. 2007 Entre o Céu e a Terra. Memórias de uma Paisagem,  na Galeria da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, Ericeira.
Exposições colectivas em 2009 Actos Isolados, Espaço Avenida 211, Lisboa. Em 2008, Exposição de Finalistas de Desenho 06/07 (FBAUL), na Galeria do Ministério das Finanças, Lisboa; Em Diferentes Escalas, Espaço Avenida 211, em Lisboa.  Em 2007 Exposição de Finalistas de Pintura 05/06 (FBAUL), na Galeria da Sociedade de Belas Artes de Lisboa; Arte em Cadeia, na Galeria do Centro de Estudos Judiciários de Lisboa. 2006 Encontro de Arte Jovem, Bienal de Arte – Chaves.
Representado em várias colecções particulares, Fundação Marquês de Pombal, Centro de Estudos Judiciários, Can Components Corporation (Miami Beach, USA), entre outros.
Actualmente é representado pela Galeria Jorge Shirley.
www.filiperomaoartesplasticas.blogspot.com        filipe_s_romao@hotmail.com


Virginie Duhamel, nasceu a 14 de Julho de 1973 em Bogotá, na Colômbia. Tirou a Licenciatura em História da Arte na Universidade Charles de Gaulle- Lille III, o Curso de Pintura e Desenho no A.R.C.O, o Curso Profissional de Fotografia do I.P.F. (Instituto Português de Fotografia).
Expôs no festival anual de Arte Contemporânea em Tallin, na Estónia em 2001; na SemSim loja, no Bairro Alto em 2003; expôs individualmente no “Bar Tejo”, em Alfama em 2003; no Centro Cultural Pedro Remy, em Braga em 2003-2004 e participou numa Performance com criação de um video “Decoy”, na Eira 33, em Lisboa em 2005. Expôs individualmente na “Eira 33”, “Drowning by Numbers or the 19th Hole” Dezembro de 2006. Expôs no Centro Comercial Roma duas imagens premiadas pelo concurso Reflex – Premio de Fotografia Cais/ BES, 2007. Expôs junto com Christophe Sauvage “Vote PMU” no Pavilhão 28, em Junho de 2009.
Trabalhou para a criação da Galeria Pente 10 – Fotografia Contemporânea, 2007-2008.
Trabalha actualmente num laboratório a preto e branco e num estúdio de fotografia como  freelancer.

http://www.memoire-equivoque.blogspot.com       virginieduhamel@hotmail.com



Maria Socas, nasceu a 27 de Julho de 1973 em Buenos Aires, Argentina. Tirou a licenciatura em Escultura da Escola Nacional de Belas Artes “Prilidiano Pueyrredón”, da Universidade de Buenos Aires. Já em Portugal obteve o reconhecimento da Universidade de Lisboa e o certificado de Formadora pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
Expôs no Expo Arte 98 da Câmara Municipal de Odemira, (itinerante), S. Teotónio, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira, Odemira; no V Festival das Comunidades Estrangeiras Residentes em Portugal, no Espaço Oikos, em Lisboa, também em 2008. Em 2003 criou e participou no espectáculo multidisciplinar “U Objeto”, na Casa de América Latina de Lisboa. Expôs “Caixas”, no Net Jazz Café (Chapitô), em Lisboa em 2004. Também nesse mesmo ano participou na exposição “Camas?!”, no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa. Em Março de 2009 participou na exposição “esto no es un 
almohadón” , na Galeria de Arte Petit Gallerie, em Buenos Aires, Argentina. Actualmente trabalha, estuda e reside em Buenos Aires, Argentina.
socas.maria@gmail.com



Jorge Cerqueira
“Gestos e Olhares” - Exposição de Marioneta

Quantas vezes um olhar ou um gesto deixam transparecer aquilo que desejamos ocultar.

Se é verdade que os olhos são o espelho da alma, nesta exposição Jorge Cerqueira  dá-nos a conhecer um pouco da alma das suas marionetas.

Uma análise atenta dos seus olhares leva-nos a entrever vontades, a adivinhar intenções, a intuir sentimentos…

Do jogo destes olhares que intencionalmente se trocam, passamos de observadores a observados. À medida que nos deslocamos pela sala, sentimos que também nós fazemos parte desse cruzar de emoções, das interacções que se sentem e pressentem, de um mundo de sensações e emoções apenas denunciadas …

Depois, a dimensão do gesto… Jorge Cerqueira reduz algumas das suas marionetas a corpos, despoja-as do não essencial, revela os segredos que outrora se escondiam sob vestes e adereços. Utilizando novas formas e materiais explora e revela o gesto ao pormenor.

Esta é, sem dúvida, uma exposição diferente, uma exposição em que não somos meros espectadores, mas actores que se movem num palco onde aquilo que vimos e o que apenas imaginamos se fundem numa realidade única.  

Isabel Barros
jjcerqueira@sapo.pt



Jorge Simão
“Fados íntimos” - Exposição de Fotografia 

Nascido a 5 de Junho de 1969 em Luanda, Angola, formou-se em fotografia no IADE em 1991, mas antes disso começou a sua carreira como fotógrafo de publicidade na Agência Ponto&Traço em 1988.  É desde 1991,  fotojornalista no Semanário Expresso, onde tem cobrido vários acontecimentos políticos, desportivos, sociais e de conflito um pouco por todo o mundo.
Dessas reportagens podem destacar-se “Eu e os meus Irmãos”, 2009 “Juve Leo”, 2002 “Presos pela Vida”, 2000 “Cheias de Moçambique”, 2000 “Angola a Morrer de Fome”, 1999 “Droga no Casal Ventoso”, 1998 “Diamantes de Angola”, 1997.
A par da reportagem fotográfica, tem também direccionado o seu trabalho profissional para a fotografia de moda e  gastronomia. A sua mais recente paixão na fotografia chama-se Fado, o que o levou, em 2006,  a editar o livro “Fados Nossos” em parceria com a também jornalista Alexandra Carita.
Desde então, a sua viagem pelo Fado não parou. Fadistas, músicos, casas de fado, capas de discos, palco e …bastidores! Tudo isto captado pelo olhar próximo de quem tem intimidade.
A exposição “Fados Íntimos” revela momentos registados por detrás dos palcos, das luzes, dos aplausos. Momentos íntimos de quem vive o Fado com paixão!

j_simao@hotmail.com       jsimao@mail.expresso.pt               telem.: 919857642




Descobrir Novos Autores
Exposição de autores de obras literárias, livros de ilustração...


Este projecto sem fins lucrativos tem como base a divulgação de (novos) autores e nasceu da dificuldade sentida por parte destes em editar e divulgar a sua obra em Portugal. São convidados a participar todos os autores de obras literárias, livros de  ilustração e livros técnicos. O seu trabalho será divulgado através de ciclos de exposições que percorrerão o nosso país.



Cláudia Loureiro

Género:  Infantil
Nome do Livro:  História e Histórias do Reino Já Cheguei

Biografia: Professora do 1º Ciclo desde 1997, sempre gostou de histórias infantis. A criação do Reino Já Cheguei começou durante a gravidez do seu primeiro filho. Criou este universo imaginário em histórias que escrevia para futuramente lhe contar. Foi editado em edição de autor em Junho de 2008.



Armando Inocentes     

Género:  Técnico
Nome do Livro:  Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto – ou das virtudes às   violências no e do desporto

Biografia: É professor do Ensino Básico e do Ensino Superior. Licenciado em Ensino de Educação Física e Mestre em Gestão da Formação Desportiva, grau que lhe foi conferido após a apresentação da dissertação intitulada “A Violência na Prática Desportiva Infanto-Juvenil”. Na linha deste trabalho lançou em 2007, com o apoio da Federação Portuguesa de Karate, o seu primeiro livro: Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto – ou das virtudes às violências no e do desporto.




Paulo Fonseca

Género:  Fantasia
Nome do Livro:  Império Terra: o princípio

Biografia: Paulo Fonseca, Licenciado em Sociologia, nasceu em 1973. Viveu a sua adolescência na cidade de Almada onde entrou em contacto com o mundo do fantástico. Começou com Marion Zimmer Bradley, aprofundou-o com J. R. Tolkien, e entregou-se com Magic The Gathering. Nesta linha fantástica, que é a sua paixão, edita Império Terra: o princípio, em Fevereiro 2008.



Sara Simões

Género:  Ilustração
Nome do Livro:  Uma mão cheia de amoras

Biografia: Biografia: Gosta de desenhar desde muito pequena. Licenciou-se em Design Industrial e tem feito formação também em ilustração, animação, webdesign e modelação 3d por computador. Entre 2005 e 2007 teve formação em Ilustração Científica com o biólogo e ilustrador Pedro Salgado. 
Participa regularmente em expedições de desenho de campo com o objectivo de divulgar o património ambiental e abiodiversidade através da arte. Edita em 2007 Uma mão cheia de amoras. 



Carla Ribeiro

Género:  Contos
Nome do Livro:  E Morreram Felizes para Sempre

Biografia: Carla Ribeiro, estudante de Medicina Veterinária, natural de S. Martinho de Mouros, nasceu em Julho de 1986. Premiada em vários concursos literários, tem textos publicados em diversas antologias e colabora assiduamente em várias publicações electrónicas. Coordena a Alterwords (revista literária online). Publicou já vários livros em edição de autor e apresenta-se aqui com E Morreram Felizes para Sempre de Julho de 2009.


Susana Sousa

Género:  Poesia
Nome do Livro:  Sem Ti

Biografia: Nasceu na cidade de Faro em Julho de 1992. Actualmente frequenta a Escola Secundária de Pinheiro e Rosa no curso de Línguas e Humanidades. Espera, um dia, licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Lusófonos). A par, estuda Guitarra Eléctrica o que também influencia muitos dos seus planos futuros na área da música. A sua escrita é bastante influenciada pela literatura romântica, gótica e fantástica, o que concede, à sua poesia, um carácter hiperbólico da realidade, mas repleto de emotividade. É autora da obra poética Sem Ti, que será publicada no início de 2010. 


Rafael Loureiro

Género:  Fantasia
Nome do Livro:  Trilogia Nocturnus
Biografia: Licenciado em Educação Física, nasceu em Abril de 1980 na Amadora, reside e lecciona nesta mesma cidade. Apaixonado pela literatura romântica e fantástica começa a escrever em 2000, criando Nocturnus. Em 2005 termina o seu primeiro livro, um romance no universo do vampiro, que edita em 2007 numa edição de autor. Em 2008 lança o segundo volume da trilogia. Em 2009 é publicado pela Editorial Presença.