Dezembro 10




Meinke Flesseman
Exposição de Pintura




A viagem artistica da Meinke, levou a por varios paises culturas e influencias.
Recentemente ela pinta animais, caracteres e personalidades que dao ao observador a oportunidade de se relacionar e ate de auto descoberta. Estes animais estao representados em paisagens nao reconheciveis, enquanto nas pinturas dos seres humanos, o habitat tornas se relevante e reconhecivel, enquanto as personalidades aparentam ter menos importancia. A superficie das telas sao cobertas de varias camadas de texeis, papel, marcas de carvao, salpicos, tinta. Com isto ela equilibra entre os items femininos e domesticos com a outra essencia implusiva e quase bruta.

Meinke Flesseman
http://www.meinke-art.co.uk                 meinkef@yahoo.com


Luís Alves
“Balancé” - Desenho e ilustração digital



Os padrões prolongam-se.
Há uma continuação de imagens que percorrem os meus anos.
As influências que marcam o meu trabalho estendem-se pelos passeios da minha vida, na minha natal Lisboa, nas viagens que tenho feito, pelos padrões que se vão apresentando.
Tudo gira à volta dos tecidos, dos azulejos, dos fotogramas do dia-a-dia que estão escondidos às claras.
É a conjugação destas imagens que se vê reflectida nesta minha exposição, que se manifesta numa tentativa de explosão de forma e cor, de texturas, procurando quebrar a sua moldura de meras imagens  e entrar pelo real a dentro.


Pascale Maguerez
Exposição de Pintura



A pintura encontra no sentimento do amor as condições da sua própria génese, aquilo que a torna possível. Segundo Plínio o Antigo, a pintura teria tido origem aquando da partida de um jovem soldado para a guerra. Uma noite, antes de se juntar ao regimento, o jovem visita pela última vez a sua amada que, ao olhar a sombra do soldado reflectida na parede, começa a desenhar a sua silhueta, de modo a guardar uma imagem daquele que amanhã não estará mais presente. 
Seria esta a função primeira das artes picturais: acumular os traços, preservar a memória daquilo que o nosso olhar já não alcança.

Depois de vários anos a pintar os povos africanos, num registo que combinava a exuberância cromática e diversos padrões decorativos, Pascale Maguerez concentra-se agora numa única figura, que as diversas séries a que deu origem deixam entrever a indelével proximidade afectiva. Redução temática a que faz corresponder no plano formal a opção pelo bicromatismo.

Os trabalhos agora apresentados retomam assim a génese mítica do acto de pintar, ao tornarem indistinguíveis a arte e a vida, a matéria pictural e a memória de que se fazem os dias.

Blanchot afirmava que o desejo é a distância tornada sensível: na pintura de Pascale Maguerez o desejo prescinde da distância e vai buscar à justaposição fotográfica de pontos de vista, e aos hábeis contrapontos rítmicos, o testemunho pictural de uma afinidade electiva. A preto e branco, como numa história de outros tempos, muito antiga.



FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA
10 a 12 de Dezembro 2010

O livro de fotografia é um objecto importante associado ao meio fotográfico desde o seu inicio, tanto como meio de divulgação como de impressão da mesma.
Dado o crescente interesse do publico pelos foto-livros e o reconhecimento do seu valor no mercado internacional (em paralelo com o mercado da fotografia), achámos que seria importante reunir em Lisboa de forma regular, um conjunto de fotógrafos, editores, livrarias, alfarrabistas e galerias com edições que dessem a conhecer algumas das novidades e os clássicos que existem nesta área.
Queremos desta forma divulgar e abrir o mercado das edições fotográficas, criando também uma plataforma para um diálogo sobre este meio especifico dentro da fotografia, cruzando-o com áreas como o design, as artes plásticas, o jornalismo, o cinema ou a edição em geral.

Esta feira tem a sua primeira edição de 10 a 12 de Dezembro de 2010 na Fabrica do Braço de Prata em Lisboa e apresentará os editores abaixo designados com edições relacionadas com fotografia (fotográficas e teóricas) que vão desde preços simbólicos até edições limitadas e de autor com valores significativos no mercado nacional e internacional.
Esta será uma oportunidade para os interessados em fotografia, livros e objectos alternativos entre a imagem e o livro poderem (re)descobrir e adquirir alguns exemplares raros e outros muito recentes.
Em paralelo haverá 2 conferencias durante o fim de semana que iniciarão o debate da relação do meio fotográfico com a impressão em livro e na imprensa (papel e digital).
  
Editores/livrarias:
- A Estante
- Alexandria Livros
- Arquivo Municipal de Lisboa – Arquivo Fotográfico
- Chromma  
- Fundació Foto Colectania
- Gustavo Gili
- Inc. Livros e edições de autor
- Kamera Photo
- Livraria Braço de Prata (Assirio e Alvim, Relógio d’Agua e Cotovia)
- Pente 10
- Pierre Von Kleist
- Vera Cortes – Agencia de arte / TIJUANA Lisboa

Talks: 
Sábado 17.30h – Fotógrafos que também são editores [Jose Pedro Cortes, Andre Cepeda, Patricia Almeida, Carlos Lobo]
Domingo 17.30h – Para acabar de vez com o fotojornalismo? [Fotógrafos da Kameraphoto: Céu Guarda (editora de fotografia do Jornal i) e Martim Ramos]

Organização: Os Suspeitos, Filipa Valladares e Exposições Fábrica Braço de Prata