FBP Junior

Fábrica Junior



“OFICINAS de POESIA VIVA” 
Oficinas de sensibilização literária
Colectivo BU ( www.colectivobu.blogspot.com )

Público alvo: Crianças dos 8 aos 12 anos e Adolescentes dos 13 aos 16 anos - Grupos de 6 a 12 crianças 
Modalidades das oficinas: Sessões separadas e sessões contínuas mensais - Duração das oficinas: 2 horas
Horário:  Ao Domingo de15h -17h ou 17h – 19h
Local: Livraria da Fábrica do Braço de Prata     Preços: 7 Euros por sessão de 2 horas ou 20 Euros por mês 

Inscrição as “Oficinas de sensibilização literária” na Livraria





PROPOSTA

Criação de um espaço multifuncional para crianças e pré-adolescentes (maioritariamente) onde se tentará, através de diversas formas, sensibilizar e aproximar o público da literatura em geral. Através de várias actividades – com pequenos grupos -que têm por base as palavras, ir-se-á desenvolvendo um maior à-vontade e proximidade de cada um com o texto. 
Esta sensibilização é de maior importância numa formação futura da pessoa, mas também na relação diária com os estímulos que  recebemos. Numa sociedade que nos bombardeia com informação constante, é necessário saber entendê-la, filtrá-la e interpretá-la de uma forma consciente. Ora, um dos melhores meios de que dispomos para o conseguir é a leitura crítica e a exploração das suas possibilidades ilimitadas. É importante referir que a leitura é fonte de conhecimento, sendo através dela que desenvolvemos e afirmamos o gosto estético, aprendemos a melhor nos exprimirmos e a interpretar o mundo que nos rodeia. Defendendo a criatividade e a inovação que advém da leitura, pode-se afirmar que o potencial de um indivíduo estará directamente relacionado com a capacidade de se servir daquilo que apreende.
Hoje em dia, a educação institucionalizada já não chega para suprir estas necessidades, devido ao número elevadíssimo de estímulos extra-escolares que são oferecidos às pessoas nas suas idades de formação. Estas são as melhores idades para incutir-lhes um gosto pela literatura e ajudá-los na formação de uma consciência crítica. 
Numa pequena tentativa de preencher algumas lacunas, propomos a criação de um espaço onde poderão acontecer essas oficinas criativo-literárias. Neste espaço, privilegiar-se-á um contacto directo, intensivo e livre de preconceitos com a literatura. Será através de diferentes actividades interactivas que esse contacto será efectuado. 




ALGUMAS ACTIVIDADES PROPOSTAS:
- Leitura de contos e recriação da história. - Oficinas de escrita criativa. - Junção de artes plásticas com a literatura.
- Jogos diversos com palavras, a fim de uma melhor interpretação e uso das mesmas.
- Criação de uma pequena biblioteca, para conseguir fomentar uma leitura contínua. - Discussão de obras, de ideias sobre as mesmas, etc.
- Oficinas de suportes literários alternativos, como fanzines, revistas, posters, etc. - Recriação teatral de algumas obras lidas.
- Sensibilização para o aproveitamento de lixo reciclável para fazer obras de arte poéticas.
- Criação de postais escritos e troca com outros (arte postal).
Todas as actividades terão como objectivo a consciencialização individual a fim da formação de pessoas mais preparadas e capazes, dentro da nossa sociedade. A literatura será vista como um dos mais preciosos instrumentos para essa formação pessoal. 
Inscrição as “Oficinas de sensibilização literária” na Livraria