News












Brighton Photo Biennial and Photobook Show


Call for photobook entries
deadline 6 September 


Brighton Photo Biennial in collaboration with Photobook Show invites submissions of self-published, handmade or short run photography books, to be included as part of a photobook exhibition at Brighton’s Jubilee Library throughout BPB12 in October
Open to all and free to enter, the only criteria is that each book relates to the Biennial’s theme: Agents of Change: Photography and the Politics of Space.
find out more

__________________________________________


CONFERÊNCIAS
Os sons que estão a mudar a imagem do mundo
Música, cinema e novos media


Vibrations d’une tige élastique de bois, Étienne-Jules Marey (1894)























QUA 9, SEG 14, SEX 18 DE MAIO   





















Pequeno Auditório e Sala 2 - 








































































18h30 - 


























































































Entrada gratuita




































































Organização Manuel Deniz Silva e Pedro Rodrigues 
Projeto À escuta das imagens em movimento: novas metodologias interdisciplinares para o estudo do som e da música no cinema e nos mediaem Portugal INET-MD, FCSH-UNL, www.kinetophone.org 
Apoios
 Culturgest, FCT











O que se está a passar de novo nos sons e nas imagens do mundo? Qual o papel do cinema e dos novos media nessas mudanças? Que importância estão a ter essas transformações nos nossos sentidos? Este ciclo de conferências pretende abrir caminhos para a compreensão das mudanças a que temos assistido neste início do século XXI, e que passam por uma nova relação com a música, os sons e as imagens em movimento. Os meios audiovisuais, incluindo o cinema e as suas bandas sonoras, levantam hoje problemas novos em tempos de veloz globalização. Saberemos ouvir as “bandas sonoras” das culturas subalternas ou marginais? E como pensar os novos ambientes sonoros e modos de vida que uma produção acelerada de novos dispositivos interativos e virtuais está a criar?
Mark Slobin, editor do livro Global Soundtracks, propõe-nos que ultrapassemos fronteiras culturais para escutar os sons e os filmes que fabricam uma outra imagem do mundo, emergente, mas para muitos desconhecida. Anahid Kassabian, investigadora em música e novas tecnologias, colocará em questão os novos meios de ouvir e ver que não só estão a mudar o mundo, como a nossa perceção dele.
O ciclo inclui ainda uma mesa redonda sobre música, som e cinema, com a participação dos cineastas João Botelho, João Mário Grilo (também professor de estudos de cinema) e Joaquim Pinto, especialista em captação, montagem e mistura de som.

Mark Slobin é Professor of Music da Wesleyan University (EUA). Ex-presidente da Sociedade de Etnomusicologia, é autor ou editor de vários livros sobre o Afeganistão e a Ásia Central, a música judaica do leste europeu, na Europa e nos EUA, a teoria da etnomusicologia e a música de cinema.

Anahid Kassabian, investigadora em música, cinema e novos media, é professora na University of Liverpool e autora de Hearing Film (2001). É cofundadora da revista Music, Sound and the Moving Image.

Qua 9 - Pequeno Auditório
Mark Slobin (Wesleyan University), The Three Architectures of Film Music

Seg 14 - Pequeno Auditório
Anahid Kassabian (University of Liverpool), The changing nature of audio-visual relationships and the joys of editing

Sex 18 - Sala 2











Mesa redonda moderada por Manuel Deniz Silva (FCSH-UNL)






















Novas práticas da música e do som no cinema












com a participação de João Mário Grilo, João Botelho e Joaquim Pinto
What innovations are taking place in the world’s sounds and images? What role is played by film and the new media? Mark Slobin suggests crossing cultural borders to listen to sounds and films that create another image of the world. Anahid Kassabian questions the new ways of seeing and listening that are changing our perception of the world. This lecture cycle ends with a round table on music, sound and cinema, with João Botelho, João Mário Grilo and Joaquim Pinto.


___________________________________________________


No próximo Sábado, dia 5 de Maio, no Auditório do MNR, Emília Tavares, Catarina Alves Costa e José Neves, numa sessão integrada na Exposição












Adelino Lyon de Castro – O Fardo das Imagens (1945-1953)



É já no próximo sábado, dia 05 de Maio, pelas 16h00, que o Auditório do Museu do Neo-Realismo recebe Emília Tavares - curadora da Exposição Adelino Lyon de Castro – o Fardo das Imagens (1945-1953), patente no piso 1 do MNR até 08 de Julho do corrente ano -, a antropóloga e cineasta Catarina Alves Costa e o historiador José Neves, para uma conversa em torno de Adelino Lyon de Castro, do seu trabalho fotográfico e do contexto temporal que foi o seu e que, de certo modo, o relaciona com os valores defendidos pelo movimento neorrealista português.

Três olhares disciplinarmente complementares, que enriquecerão o nosso conhecimento, quer sobre os trabalhos fotográficos de Adelino Lyon de Castro – que se assumiu sempre como amador da fotografia e que a curadora da exposição integra nos chamados “fotógrafos salonistas” – quer sobre a época na qual este trabalho foi desenvolvido, pensado, captado pela objetiva da câmara fotográfica.

_______________________________________________


Concurso de Fotografia Fetichista













(Olhares Consentidos 2012 / Lisbon Fetish Weekend)
 REGULAMENTO
 Artigo 1º – Tema, âmbito e concorrentes
  1. O Concurso de Fotografia Fetichista, promovido pela organização ConSenSual (www.consensual.org.pt) é lançado no âmbito da primeira exposição de fotografia Erotic-Kink de Lisboa, a Olhares Consentidos 2012, integrada no evento Lisbon Fetish Weekend e tem por objecto a selecção de fotografias dentro do tema Erotic-Kink.
  2. O concurso está aberto a fotógrafos, profissionais ou amadores, e estudantes de fotografia, maiores de idade e com residência em Portugal.
  3. Aos membros do júri e da promotora é vedada a participação bem como aos seus familiares directos.


_____________________________

DESAFIO FOTOGRÁFICO 
NO MUSEU DO TEATRO ROMANO




_______________________
ASSOALHADA & Lda
Pintura|Instalação de Joana Villaverde
na Lobo Mau!

Inaugura Sábado, 24 de Março pelas 17h00



___________________________________________


DGARTES: CONCURSOS PARA APOIOS PONTUAIS E ANUAIS NÃO SERÃO REALIZADOS EM 2012

2012-03-16



O diretor-geral das Artes, Samuel Rego, revelou hoje, numa entrevista à agência Lusa, que não serão realizados concursos anuais e pontuais para a atribuição de apoios financeiros às artes em 2012.


Os concursos organizados pela Direção-geral das Artes (DGArtes) destinam-se ao apoio à criação, produção e difusão das artes, e também à qualificação e dinamização das redes de equipamentos culturais através do financiamento de atividades e projetos artísticos.

Funcionam em várias modalidades - bienais, quadrienais, anuais e pontuais - e abrangem projetos nas áreas da arquitetura, artes digitais, artes plásticas, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, música e teatro.

Diário Digital / Lusa 

___________________________________________

PRÉMIO FOTOJORNALISMO 2012 - ESTAÇÃO IMAGEM | MORA


No mundo global em que vivemos, a fotografia documental é o meio mais fiel de preservação da memória colectiva. Para além da sua força e impacto mediáticos, o fotojornalismo é também uma importante e crescentemente valorizada forma de expressão artística.

A Câmara Municipal de Mora, continua a ser a parceira indissociável deste projecto.































A ESTAÇÃO IMAGEM decidiu abrir a participação no Prémio aos fotojornalistas da Galiza. Em Agosto de 2011 o festival de fotografia galego, Proxecta, apresentou na Sala Municipal de Exposições de Villagarcia de Arousa a nossa exposição. E como fundamenta o membro honorário da ESTAÇÃO IMAGEM, José Augusto Moreira – “Para além dos laços históricos culturais e linguísticos, galegos e portugueses são herdeiros de uma matriz cultural comum. É da Gallaecia dos romanos, a que inicialmente chamaram Lusitania, que derivaram as duas realidades administrativas nascidas no seio da Galiza bracarense. Uma comunidade cultural separada em dois estados. Os namorados da falasegundo os poetas, que ao longo dos tempos têm deixado testemunho dessa secular cumplicidade e complementaridade e que inclui, naturalmente, a fotografia.”

O júri do Prémio de Fotojornalismo 2012 ESTAÇÃO IMAGEM | MORA, que este ano será presidido por Emílio Morenatti, vai reunir a partir do dia 12 de Abril. A entrega dos prémios e a conferência com os cinco jurados decorrerá no dia 14 do mesmo mês, no Auditório Municipal de Mora.

Está já definida também a calendarização para o concurso, com as inscrições a decorrerem entre os dias 15 de Fevereiro e 31 de Março próximos. Os candidatos devem inscrever-se através do site da ESTAÇÃO IMAGEM, onde encontrarão o respectivo formulário e todas as indicações necessárias. Em relação ao ano passado, há pequenas alterações ao regulamento, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

No dia 14, após a entrega dos prémios, serão  apresentados na Casa da Cultura de Mora a exposição e o livro da Bolsa que o júri de 2011 atribuiu a Paulo Alegria, para o projecto Cultura Magra, sobre o associativismo cultural, desportivo e recreativo no Concelho de Mora.

A primeira mostra da exposição que resultará da atribuição dos prémios deste ano será inaugurada a 16 de Junho no CPF - Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto, onde a exposição da edição de 2011 teve 25.038 visitantes.

A edição deste ano do prémio mantem como parceiros media a RTP, a Agência Lusa, o jornal PÚBLICO e o semanário económico EXPANSÃO, que se publica em Angola.

Voltamos a ter um júri composto por figuras de grande prestígio internacional do fotojornalismo. O presidente é Emilio Morenatti, da Associated Press (AP), eleito fotojornalista do ano em 2010 pela National Press Photographers Association, e melhor fotojornalista da imprensa em 2008, pela Pictures of the Year International (POYi); Frédérique Babin, integrou durante 9 anos o departamento de fotografia do Libération, responsável de fotografia dos Hors Séries du Monde, chefe de fotografia do Le Monde Magazine nos últimos dois anos; Patrick Baz, editor para o Médio Oriente da Agence France Press (AFP), membro do júri do World Press Photo deste ano, galardoado 3 vezes como POYi; Marion Duran, é editora de fotografia da revista Newsweek, desde julho 2011. Foi directora da Agência VII em Paris a partir de 2001 e posteriormente sua representante editorial em NY; Pablo Juliá, fotojornalista desde 1980 do jornal El País, onde trabalhou como editor de fotografia até 2007, e a partir desta data é o Director do Centro Anadaluz de la Fotografia, em Sevilha; Arianna Rinaldo, membro do júri do World Press Photo em 2009, é editora fotográfica do D-La Repubblica delle Donne, e directora da revista de fotografia documental Ojodepez.

Cordialmente e até breve

Luis Vasconcelos



____________________________________________________


Gostaria de convidar para a minha próxima individual, dia 17 de Novembro a partir das 18.30 na KGALERIA (www.kameraphoto.com).
Esta exposição é muito importante para mim e representa o trabalho que tenho vindo a desenvolver no ano passado e este ano.

A sua presença é muito importante para mim.
Até quinta! 
Pauliana



«FROM HER TO ETERNITY» de PAULIANA VALENTE PIMENTEL

«From her to Eternity» é o título da exposição de Pauliana Valente Pimentel nesta sua primeira individual na Kameraphoto, colectivo ao qual pertence desde 2006.
Nesta série, Pauliana V. Pimentel apresenta-nos retratos de uma Lisboa, a sua, cosmopolita e boémia, contudo, paradoxalmente (ou talvez não), repleta de silêncios e de momentos de alguma solidão que antecedem a vida que há-de vir.E é de vidas, de outras e das nossas, que trata esta exposição. Vidas de mulheres que, de forma autêntica, permitiram que Pauliana V. Pimentel entrasse na intimidade e as retratasse com verdade, uma verdade cúmplice, construída, humanista, de profundo respeito pelo Outro, rompendo com um certo moralismo e paternalismo que por vezes assistimos na sociedade contemporânea. O Outro, indepentemente da raça, sexo, género, cultura. O Outro em si mesmo e por si mesmo, na perspectiva altermodernista de Nicolas Bourriaud. «From her to Eternity» emerge outras alternativas, outros caminhos de uma mesma essência: a da espécie humana.

A exposição «From her to Eternity» tem a curadoria de Ana Matos, directora da Galeria das Salgadeiras que representa Pauliana V. Pimentel, desde Outubro de 2011.

_____________________________

CONVITE CONFERÊNCIA-PROVOCAÇÃO




CONFIRMA AQUI   VER MAPA
WWW.MEGARIM.PT

______________________


Premio de Pintura Focus-Abengoa 2011
Convoca la Fundación Focus-Abengoa


Sevilla, hasta el 20 de septiembre de 2011FUNDACIÓN FOCUS-ABENGOA
Hospital de los Venerables
Plaza de los Venerables, 8
41004 Sevilla

La Fundación Fondo de Cultura de Sevilla (Focus-Abengoa) convoca el Premio Internacional de Pintura Focus-Abengoa 2011.


BASES
Participantes:
Podrá optar al Premio cualquier artista mayor de 18 años que no haya obtenido premio o accésit en convocatorias precedentes.
Obra:
El tema para concurrir a este premio de pintura será libre y podrá emplearse cualquier técnica pictórica. Cada pintor presentará una sola obra que será original y realizada durante los años 2010 y 2011. Las dimensiones de la misma serán como máximo, 200 x 200 cm y, como mínimo, 73 x 60 cm.

Los cuadros deberán encontrarse en perfecto estado de conservación, y en caso de ir enmarcados lo harán con un listón o junquillo (máximo de 3 cm); los presentados con cristal no serán admitidos. Las obras en papel sólo serán admitidas con una protección de un material plástico o irrompible.

La obra se entregará firmada al dorso, donde figurará claramente el nombre y apellidos del artista, así como el título de la misma.
Premios:
La cantidad asignada para este premio es de 36.000 euros, repartidos de la siguiente manera: Primer Premio de 24.000 euros para el ganador y dos accésit de 6.000 euros cada uno. Los Premios quedan sometidos al Impuesto sobre la Renta de las Personas Físicas o Impuesto sobre la Renta de No Residentes de acuerdo con la legislación vigente.
Inscripción:
Los autores que deseen participar formalizarán una inscripción previa cumplimentando en su totalidad el impreso anexo, al que acompañarán de una breve nota biográfica (máximo un folio) indicando los estudios realizados, concursos en los que haya participado y premios obtenidos. Asimismo adjuntarán una reproducción en color de la obra que opta al Premio (indicando la base del cuadro) y dos fotografías de otras obras diferentes, fotocopia del dni o pasaporte y en su caso tarjeta de residencia. Todo este material quedará en propiedad de la Fundación. La citada documentación se remitirá, indicando en el sobre Premio de Pintura Focus-Abengoa 2011, por correo certificado con acuse de recibo o se entregará en el domicilio de la Fundación Focus-Abengoa, Hospital de los Venerables 8, 41004 Sevilla, España, o podrá enviarse a través de correo electrónicopremiodepintura@abengoa.com. Las inscripciones previas se admitirán hasta el 20 de septiembre, considerándose recibidas dentro de plazo las inscripciones que, enviadas por correo, ostenten en el matasellos postal una fecha no posterior a la mencionada.
Lugar de entrega de las obras:
La entrega y recepción de las obras se realizará en la sede de la Fundación Focus-Abengoa, Hospital de los Venerables 8, 41004 Sevilla. Las obras que optan al Premio se admitirán hasta el 23 de noviembre, de lunes a viernes, en horario de 10 a 13 h y de 16 a 19 h.
Envío de las obras:
Salvo las obras directamente entregadas en el domicilio de la Fundación, las restantes serán enviadas por cuenta y riesgo de sus autores, a portes pagados y con embalaje reutilizable (de material rígido, ej: madera) o suficientemente sólido para que su posterior devolución asegure su integridad. La Fundación no se responsabiliza del deterioro de las obras por embalaje inadecuado. Los seguros que quisieran efectuarse serán por cuenta de cada uno de los participantes.
La Fundación Focus-Abengoa pondrá el máximo celo en el cuidado de las obras recibidas, pero declina toda responsabilidad por extravíos, daños, robos o cualquier otro acto ajeno a su voluntad que se pueda producir durante su transporte, recepción, depósito, exhibición o devolución.
Exposición:
El Jurado seleccionará entre las obras presentadas las que optarán al premio que se convoca. Estas obras serán expuestas al público en la sede de la Fundación, Hospital de los Venerables, dentro del año 2011 y serán incluidas en el catálogo de la exposición que se publique.
Con anterioridad a la apertura de la exposición de las obras seleccionadas, se hará pública la composición del Jurado y la resolución final sobre la concesión del Premio, que no podrá ser dividido ni disminuido en su importe, aunque sí declarado desierto; en este caso la Fundación podrá destinar la dotación económica asignada a la adquisición de aquellas obras que estime conveniente.
Entrega del premio:
La entrega del Premio de Pintura Focus-Abengoa 2011 tendrá lugar en acto público y solemne en la sede de la Fundación, Hospital de los Venerables, en el año 2012.
Propiedad de las obras:
La obra premiada y los dos accésit quedarán en plena propiedad de la Fundación Focus-Abengoa, que adquirirá los derechos de exposición, edición y reproducción en cualquier medio impreso o digital de las mismas. El resto de las obras seleccionadas se regirán conforme a la base decimoprimera.
Recogida de las obras no seleccionadas:
Los autores de las obras no seleccionadas deberán retirarlas durante el mes de febrero de 2012; los autores de las seleccionadas podrán hacerlo una semana después de la clausura de la exposición.

En ambos casos la retirada se efectuará adjuntando el correspondiente resguardo, directamente o por medio de persona autorizada al efecto por escrito fehaciente, en la sede de la Fundación, Hospital de los Venerables, previa notificación por correo electrónico, premiodepintura@abengoa.com o en el teléfono 954 562 696, de lunes a viernes, en horario de 10 a 13 h y de 16 a 19 h.

Si la obra fuera entregada por agencia, será devuelta a portes debidos por agencia de transporte de libre elección por Focus-Abengoa, a la dirección que indique la hoja de inscripción. Los gastos de recogida y embalaje correrán a cargo del autor.

La Fundación no será responsable de la conservación de las obras no retiradas una vez terminado el plazo previsto. Transcurridos 30 días a partir de que finalice el plazo de recogida, se entenderá que dichas obras han sido abandonadas por el autor, pasando automáticamente a la propiedad y libre disposición de Focus-Abengoa.
Para más información:

_____________________

Paulo Canilhas em Abrantes

_____________

Seapots, Teapots and a Sunday Tea Party 2011

Competição Seapot Todas as inscrições devem ser submetidas ente 1 de Junho e 20 de Julho, 2011

____________________

Petição - Pública

A Cultura não pode deixar de ter Ministério no próximo governo
Os autores abaixo-assinados manifestam a sua preocupação relativamente à possibilidade de, no governo resultante do acto eleitoral de 5 de Junho, deixar de existir Ministério da Cultura, transitando as competências, responsabilidades e obrigações da tutela para uma Secretaria de Estado, como durante anos aconteceu, com todas as desvantagens daí decorrentes.
Sendo sabido que uma Secretaria de Estado não dispõe do poder de decisão e da dotação orçamental que costumam estar atribuídos a um Ministério, os autores abaixo-assinados temem que, a confirmar-se essa sombria possibilidade, as suas condições de vida e de trabalho e também de difusão a nível nacional e internacional das suas obras venham a ficar ainda mais afectadas do que neste momento já se encontram.
Foi longo e complexo o caminho que conduziu à criação de um Ministério da Cultura em Portugal, o qual, devido ao facto de os governos não costumarem atribuir à Cultura importância estratégica, nunca dispôs da dotação orçamental que os criadores merecem e os titulares da pasta consideram indispensável para levarem à prática políticas que acham adequadas e inadiáveis no quadro da vida portuguesa.
No quadro da crise que Portugal está a atravessar, poderá ter falhado tudo ou quase tudo, excepto a capacidade de os criadores e os artistas se manterem criativos e capazes de engrandecer a nossa cultura e, através dela, criarem mais riqueza, mais emprego, mais coesão nacional e mais visibilidade e prestígio para o país em termos internacionais.
Também por isso se torna inaceitável uma eventual despromoção da Cultura e dos seus criadores na estrutura orgânica do próximo governo. Os autores abaixo-assinados responsabilizarão o próximo governo pelas consequências nefastas que esse acto poderá ter, caso venha a ser considerado que os valores atribuídos à Cultura são despesa e não investimento e que uma Secretaria de Estado pode substituir com vantagem um Ministério com as suas competências específicas e irrenunciáveis.
Lisboa, 2 de Maio de 2011
Ajude-nos a divulgar a Petição. A melhor maneira de o fazer é partilhar com os seus amigos.

___________________
A Inc. livros e edições de autor celebra o seu 3º aniversário no dia 28 de maio.
Nesta ocasião, teremos durante todo o mês de maio uma vasta selecção de livros com 20% de desconto (que em breve poderá consultar no nosso site), assim como uma programação regular de eventos aos sábados à tarde.
Ainda durante o mês de maio serão apresentadas cinco novas Edições Inc., desenvolvidas pelos artistas: Patrícia Almeida, Rodrigo Amado, Daniel Barroca, Calhau! e Catarina Leitão.
Programa:
14 de maio: SOOPA (live act e apresentação da publicação SOOPA)
21 de Maio: CALHAU!
28 de Maio: Luís Palma (apresentação do projecto Ocupação) & Marçal dos Campos (live act)
Inc. Livros e Edições de Autor
Rua da Boa Nova, 168
4050-101 Porto
+351.22.6095537
Quarta a Sexta: 16-20h
Sábado: 15-20h

_______________
Colóquio Internacional Arte & Erotismo










13 e 14 de Maio de 2011
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL
Auditório 1, piso 1, Torre B
Inscrições: enviar mail para arteeerotismo@gmail.com com nome, profissão/curso, morada, email, contacto telefónico e NIF.
Certificado de participação no colóquio mediante inscrição (15€)
O pagamento será feito no primeiro dia do colóquio
_________________________________
http://www.porta33.com/exposicoes/workshop/mariana-brandao/index.html ___________________ PKNL #10 - INSPIRE JAPAN










(PT) Depois de algum tempo o PechaKucha Night Lisbon está de volta. Desta vez e dado que é uma edição especial a Pecha Kucha faz uma Night Out por Lisboa e já tem data e local confirmado. A Fábrica do Braço de Prata acolhe-nos no dia 05 de Maio.
Por consequência dos infelizes acontecimentos no mês de Março no Japão a Pecha Kucha Night Lisbon vol.10 terá um carácter solidário, revertendo as receitas a favor de INSPIRE JAPAN - ARCHITECTURE FOR HUMANITY.

PECHA KUCHA #10