Abril 10

Picansso
O outro lado da Guernica - Pintura


Se te apetece comentar fá-lo agora 
ou então cala-te para sempre...
                                                            Picansso
O desafio do Picansso está feito, o outro lado da Guernica de Picasso redesenhado com técnicas de aerografia, onde no final o seu trabalho só ficará completo com o seu comentário.




Nuno de Matos
VOLUBILIS - Exposição de Pintura/Graffiti

Nasce perto de Lisboa, no Barreiro e cresce em Saint-Céré (França) aos pés do ateliê-museu de Jean Lurçat. Segue para Toulouse onde vai para estudar na Universidade de Toulouse para seguir mais tarde para o peauena vila de Eus na Catalunha francesa. Nuno faz exposiçoes regulares a Toulouse, Barcelona e Lisboa.
Desde cedo se fascina pelos desenhos e traços rupestres existentes em  grutas que visitou, e em particular pelas formas simples das suas pinturas. Cresceu com a influência da arte de Jean Lurçat que utilisa a ‘linha’ como limite nas suas tapeçarias coloridas e monumentais. Nuno pinta e desenha regularmente durante a sua infância, e mais tarde durante o decorrer dos anos 80. Utilisa diversos métodos e diferentes estilos de pintura e desenho: a pintura simples, o desenho abstracto, o desenho tribal abstracto e simbolico, o desenho abstracto expressionista..... é nas formas humanas e femininas que ele baseia os seus primeiros trabalhos.
O trabalho de Nuno de Matos (Matox) baseia se num movimento ‘post-graffiti’ orientado para o expressionismo abstracto sendo influenciado em grande parte pelos ‘tags’ das ruas do Bairro Alto em Lisboa e d Barri Gotic em Barcelona dos anos 90, os quais frequenta ainda regularmente. O Traço e a Linha sao a essencia estructural do seu trabalho uma vez que os mesmos definem  espaços singulares e multidimensionais. As técnicas de caligrafia e a simbologia utilisadas marcam os seus ‘grafittis’ abstractos por uma expressao conseguida através de intensas sessoes de pintura.
Esquiços para realisacao em vidro polido.
Em complemento e em paralelo com o seu trabalho, Nuno desenvolve e procura novas técnicas em fotografia, video experimental e animaçao grafica. Realisa sistemas de concepçao luminosa para visuais dinâmicos baseados em lightgraffiti, lightpainting e laserpainting.
Propoe performances de multimédia «néograffiti» com projecçoes em grandes superficies em estilo bruto (estructuras em bétao, edifcios, monumentos historicos, muros de pedra…), assim como instalaçoes 3D (projecçoes sobre cortinas em tule) criando assim uma imersao totale.
Diversos projectos de arquitectura sao desenvolvidos com estudo e realisaçao de linhas sobre vidro , realisaçao de objectos em cerâmica e obras de artes em estilo trencadis.
Depois da sua primeira exposiçao pessoal em 2001, desenvolve diversos projectos artisticos e culturais um pouco por toda a Europa, nomeadamente em criaçoes multimédia (projecçoes de video em diversos tipos de estruturas, realisaçoes graficas e de video, misturas de imagens ‘live’....).
Série Volubilis – 2009
www.matox.fr    njdematos@hotmail.com





Instalação Nuno de Matos
abstacto express
Les lignes présentées laissent des traces mentales fortes, comme des rémanences.
Issues d’un artefact ou d’une étude constructive, elles s’épanouissent ensuite dans une équilibre fragile.
Ces images vous interrogent, vous interpellent, laissez vous le temps de vous imprégner d’elles... 
Votre immixtion vous conduira alors vers l’eurythmie.
Les installations vidéo vous permettront de vous immerger mentalement mais aussi physiquement dans un espace en trois dimensions. Vous êtes invité à vous déplacer à l’intérieur de la projection vidéo au travers des différentes couches graphiques projetées sur des voilages légers, pareils à des moustiquaires attrape-image.








RAF
Biomecânica - Work in progress instalação Pintura

Trabalho desenvolvido com aerógrafo de forma livre, isto é , sem recorrer a mascaras ou stencil,  
tecnicamente possível associando a rapidez de execução à distância do aerógrafo sobre a superfície e fluxo de tinta que é projectada atráves do aerografo no preciso momento. Desta forma, obtem-se um movimento gestual de mao livre de alta precisão.
A biomecânica é o estudo da  mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é «O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica» A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
A Biomecânica, além de ser actualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
As referências iniciais relativas à análise dos aspectos biomecânicos dos movimentos corporais 
– humanos e animais – remontam à antiguidade clássica e pertencem a Aristóteles, que registrou as primeiras observações sobre o ato de caminhar do Homem e dos animais, como consequência da acção dos membros inferiores e patas contra o solo.

http://www.v1.raf-art.com    www.myspace.com/raf_art       raferreira2002@yahoo.com




Ana naomi de sousa
aka - art known as

O Futuro InCerto - Exposição de Fotografia


“Vejo a África múltipla e una vertical na sua tumultuosa peripécia com os seus refegos, os seus nódulos um pouco à parte, mas ao seu alcance do século, como um coração de reserva.”
Aimé Césaire
Como é que se visualiza um país de longe?
Em 2002 uma estudante de Lusofonia em Inglaterra, procura imagens de Angola. O início da sua busca 


coincide com os primeiros tempos de paz de um país que passou por quase trinta anos de guerra.

Na internet e nos livros académicos, ela distingue três categorias de imagens: a que conta a vida agradável dos 


colonialistas portugueses, a que documenta a guerra que afectou o país durante quase três décadas e a usada para promover Angola aos investidores estrangeiros, como uma terra prometida de petróleo e outras riquezas naturais.

As realidades de Angola são diferentes. Da colonização, da guerra, do crescimento económico, e de outras tantas dimensões e peculiaridades mais silenciosas, resultou uma gritante diversidade de realidades. Os contrastes são fortes e inevitáveis, as cicatrizes do passado turbulento omnipresentes, e o futuro, embora cheio de promessas, continua incerto. 
As imagens apresentadas nesta exposição contam um pouco a estória desse futuro incerto.
São sobre o inesperado, sobre a ideia da não conformação com os estereótipos sobre “África”.
São sobre o contraste e o absurdo – resultado, por vezes, da passagem do tempo, que não perdoa nada e não espera por ninguém.
São sobre mistério e sobre sensação de falha na apreensão do que nos é apresentado.
São sobre a descoberta da esperança e da beleza nos detalhes esquecidos.
São sobre os quotidianos e sobre a resiliência nos rostos que enfrentam a dubiedade do amanhã.

Nesta primeira amostra, AKA AKA apresenta O Futuro InCerto de Ana Naomi de Sousa.
Ana Naomi de Sousa nasceu em Londres em 1983. Sempre teve a convicção de ter nascdo no país errado. Talvez por ter raízes espalhadas por sítios tão distintos como Portugal, Sri Lanka e África do Sul. Logo em criança percebeu que viajar lhe estava no sangue. Com a conclusão da licenciatura (formou-s em Alemão e Portugues em Inglaterra), começou a experimentar a vida em outros países. Do seu roteiro fizeram parte Itália, Cabo Verde, Áustria, Brasil, Portugal e Angola, onde viveu durante 2 anos e trabalhou como intérprete. Actualmente vive em 




Londres onde trabalha como jornalista.

Fotografa desde 2001 e o seu trabalho inclui temas como os Ciganos Romany em Londres, Turismo em Portugal, Arquitectura em Viena, 




Budistas no Sri Lanka: O trabalho exposta resulta da temporada em que viveu em Angola.

Com um olhar transparente, a artista evoca a espontaneidade do povo angolano, sem intervir na percepção e 




representação das suas vivências.







http://aka-movement.com art.known.as@gmail.com




Fábio Roque 
Exposição de Fotografia

O trabalho proposto é o resultado de uma viagem a Cuba, pela estrada fora, sob um sol abrasador, por entre campos de cana-de-açúcar, vales férteis com campos de tabaco, um mar cristalino e cidades animadas de cor, vozes e sons.

Fugindo aos clichés habituais, a minha objectiva focou-se para uma população que se mantém fiel à sua identidade própria, em que as antigas tradições coexistem com as novas tendências, apesar das dificuldades económicas.

Hábitos como andar à boleia por toda a ilha, andar a cavalo ou de bicicleta nas auto-estradas, com chapéus-de-chuva para se protegerem de um sol tórrido, são alguns exemplos que fazem 



parte do quotidiano de uma nação com pessoas humildes, que coabitam com as quatro 
estações do ano num só dia, e nem por isso deixam de conviver e seguir as suas vidas, 
extrovertidas e com alegria, orgulhosas do seu país.


Uma descoberta da verdadeira essência cubana…



Ricardo Martins 
Pequenas reflexões sobre Angola - Exposição de Fotografia 

Com o advento do fim da colonização portuguesa Angola mergulhou numa guerra civil que durou cerca de 29 anos (1974-2003), guerra essa que ao início contou com grande interesse e influência das potências beligerantes da guerra fria e no final foi alimentada por conflitos internos.
«Pequenas reflexões sobre Angola»  são pequenos fragmentos do passado e presente de 



Angola, das velhas marcas de colonização deixadas por Portugal até à situação actual e estado de espírito que paira actualmente sobre o país e sua população.



Monica Nogueira 
Corrosão - Exposição de Pintura 


A tinta difunde, cria textura e altera. Percorre pequenas cavidades em profundidade 



considerável, traçadas por hipotética corrosão, derrame ou novo paradigma.


Reacção cromática de interacção entre o acaso e o imaginário, processo este executado 



através do que se pode chamar de química das formas aleatórias. 


A tinta será Gente. 

O sentido multifacetado numa lógica inclusiva.

monix.nogueira@gmail.com