OUTUBRO 2011

  Exposição 06/10 - 30/10/2011
EXPOSIÇÕES 
Outubro 2011
______________________________________________________________


Rui Dias Monteiro
“Caia Caía” - Exposição de Fotografia
Colectivo Lumen 
- Exposição colectivo de Fotografia
Rita Roque
“Quando Ele sou eu” - Instalação/Escultura
COLECTIVO 1/15
- Exposição colectivo de Fotografia
Mário Oliveira 
- Exposição de Pintura




Mário Oliveira 
- Exposição de Pintura e Desenho
As imagens em exposição são o resultado de uma abordagem expontanea e improvisada do movimento sem introdução da cor, quando a cor e usada a imagem e produzida de uma forma em que são tomadas decisões em tempos diferentes sem haver roteiro previo as imagens a caruao não são abstractas e conduem a concluem a amostra. Imagens de pessoas influenciarem o meu percurso.
Mário Oliveira





Rui Dias Monteiro
“Caia Caía” - Exposição de Fotografia
Esta exposição parte de um projecto sobre as fotografias continuadas que faço desde 2009 entre Castelo Branco e Lisboa. Serão expostas trinta imagens (C-Print de 15x20cm a 70x90cm) e uma Manta de Fitas, sobre a luz no jeito habituado dos gestos. Os toques constantes entre a figura e a paisagem. As repetições do meu fazer, na relação com o viver diário enquanto forma de guardar. “Caia Caía” com acento de nome festival na Sala Kandinsky, da Fábrica Braço de Prata, em Outubro.
Rui Dias Monteiro, Agosto 2011






Colectivo Lumen 
- Exposição colectivo de Fotografia
“O que se fotografa quando se fotografa?”; “O que se dá a ver nas fotografias?”; “O que mostramos numa fotografia é o mesmo que vimos ao fotografar?”; “É possível mostrar numa fotografia algo que lá não está fisicamente…ou que lá está sem que a luz suficientemente o revele?”; “ Para quê fotografar?”…

Estas são algumas das perguntas que motivam a prática dos Lumen e que serviram de arranque para a execução do trabalho que agora se apresenta.

Sem soluções fechadas nem imediatas, a edição conjunta destas imagens pretende convocar o espectador a encontrar (connosco) respostas para estas e outras 
interrogações.

Fotografias de: 

Estanislau Fernandes daio.fernandes@gmail.com 
Filipe Arruda         catalunaarruda@hotmail.com
João Paulo Pimenta jppimenta@netcabo.pt
Joana Sousa         js.rio@hotmail.com
Pedro Vieira         ckleyart_creator@hotmail.com
Tiago Baeta         tm.baeta@gmail.com
Vera Correia         vera.gualdino@gmail.com






Rita Roque
Quando Ele sou eu - Instalação/Escultura

Quando Ele sou eu, é um trabalho que surge na dualidade da luz/sombra.

A peça é constituída por um tronco de madeira que foi trazido pelo mar, transportando consigo uma longa história de vida. Foi cortado das suas raízes, foi queimado e posteriorm desventrado pelo longo período de vida à deriva nas águas.

Iluminá-la foi a forma encontrada de repor a sua dignidade, a proposta é que cada observa ao beber da energia emanada desta peça, reflicta e mergulhe no seu mais profundo ser.









COLECTIVO 1/15
- Exposição colectivo de Fotografia

O Colectivo 1/15 reúne um grupo de fotógrafos, alunos e ex-alunos do ar.co, criado em 2011.
A maioria dos projectos apresentados foi desenvolvida no ar.co ao longo deste ano e outros nasceram especialmente para esta exposição.
Todas as obras são criações individuais suportadas por um grupo crítico e construtivo que aposta na sinergia entre o individual e o colectivo, para chegar a um resultado final superior à soma de cada uma das partes.

Nas paredes da Fábrica Braço de Prata irão cruzar-se espaços vazios de vidas congeladas e memórias de infância deixadas em casa,  histórias desenhadas de homens livres atrás das grades e de mulheres mortas vestidas com roupas de domingo.  A Europa representada num bocadinho de parede e um senhor de cabelos brancos que nos olha com ar sereno. 
Homens que são animais e animais que vão à pesca com outros homens, abraços de saudades engolidos pela terra e olhares vazios perdidos no horizonte. Corpos despidos em carros de cinema e um chapéu alto próximo do abismo.

Participantes: 
Andreia Andrade, Ângela Neto Marques, Diogo Barreiras, João Domingos, Luís Miguel Borges, Luís Murtinha Ferreira, Liliana Zuna, Maria João Cunha, Cristina Simões, Nuno Gaspar, Rita Maia Ferreira, Sara Magno, Sílvia Martins, Sofia Mora Ramos, Susana Ribeiro Martins, Tugba Karatop.



Andreia Andrade



Ângela Neto Marques



Diogo Barreiras



João Domingos



Luís Miguel Borges



Luís Murtinha Ferreira



Liliana Zuna



Maria João Cunha



Cristina Simões



Nuno Gaspar



Rita Maia Ferreira



Sara Magno



Sílvia Martins



Sofia Mora Ramos



Susana Ribeiro Martins



Tugba Karatop



__________________________________________

"up side down"


Joana Villaverde - Colagem sobre papel

SÃO QUATRO DESENHOS.
SÃO COLAGENS DE HISTÓRIAS ANTIGAS.
SÃO INTERIORES IMPOSSIVEIS.
SÃO ESCALAS ERRADAS.
SÃO O QUE TINHA QUE SER.