MÊS DA FOTOGRAFIA


Inauguração 02/11 - 19H30 Exposição 02/11 - 27/11/11

Matteo Carnevali  “As Musas Silenciosas” - Fotografia
Rui Dias Monteiro  “Caia Caía” - Fotografia
C.C.Casapiano “Em tudo quanto olhei fiquei em parte” 
- Exposição colectiva de Fotografia
Portfolio Projecto - Exposição colectiva de Fotografia
Agence VU’ “VU’ : dentro do armário” - Fotografia / Instalação 
Reuters Pictures  “Visões multimédia dos fotógrafos na Reuters” - Fotografia
Estação Imagem “LUGARES ALENTEJANOS” - Fotografia
Inauguração 03/11 - 19H00  Exposição 03/11 - 02/12/11 
No Espaço Megarim-adn em Alvalade

Teresa Huertas Home, sweet home - Fotografia / Instalação

_______________________________________________________________






“ Mês da Fotografia ”

Ao longo do mês de Novembro, o Espaço Expositivo da Fábrica Braço de Prata dará uma especial importância à Fotografia, reunindo um conjunto de exposições de diferentes fotógrafos e tendências, que abordarão o tema “HOME”. Em paralelo, estão previstos um conjunto de workshops e debates relacionados com este médium, devendo o “Mês da Fotografia” encerrar com a segunda edição da Feira do Livro de Fotografia.

O “Mês da Fotografia” surge numa altura crítica. 

Temos tido a possibilidade de verificar as acrescidas dificuldades que envolvem a mostra 
de Fotografia nos últimos anos e constatamos, no entanto, a sua regular e constante prática. O maior certame relacionado com a Fotografia realizado em Lisboa na primeira década do século XXI,  o Lisboa Photo, deixou de acontecer. Desconhecemos as verdadeiras razões: falta de visão política? problemas de organização? a eterna falta de verba? A linguagem fotográfica tem vindo a perder visibilidade, em particular nos últimos anos. Assistimos ao progressivo encerramento de um conjunto de instituições dedicadas à arte da Fotografia. Um dos poucos espaços tradicionalmente relacionados com a imagem fotográfica, o antigo « Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa”, além de ter perdido o seu nome, perdeu aparentemente a sua função, tão dificilmente conseguida pela sua anterior coordenadora, Luísa Costa Dias, a saber, ser um lugar de encontro, de dinamização, de divulgação e de transmissão junto da população em geral e especificamente junto da comunidade relacionada com a Fotografia.


Lisboa é um deserto neste momento. As exposições de Fotografia são raras. Os autores  nacionais têm as maiores dificuldades em produzir os seus projectos e não existem melhores perspectivas.
Falta a Lisboa um espaço dedicado à Fotografia. 

Chamar « Mês da Fotografia » ao presente projecto, é uma postura não só extremamente 
ambiciosa, mas é também uma provocação, uma forma de fazer reagir e talvez questionar a nossa realidade comum. Temos em Portugal um dos melhores Comissários/Curadores com especial conhecimento neste domínio e experiência internacional reconhecida. Temos todo um grupo significativo de profissionais relacionados com a Fotografia. Temos uma grande tradição e história nesta arte. Temos sucessivas gerações de Fotógrafos a trabalhar e produzir, com grande dedicação, um volume de trabalho qualitativo e significativo. Temos um público cada vez mais interessado nesta linguagem. DE QUE ESTAMOS À ESPERA ?


Em 2012 vamos festejar os 200 anos da utilização do Cloreto de Prata (na litografia) por Nicéphore Niépce. Seria importante que todos reagíssemos e exigíssemos o direito a um espaço dedicado à Fotografia, em Lisboa, uma das raras capitais europeias que não possui neste momento um espaço público a ela reservado. Este futuro lugar depende de nós e da nossa capacidade de juntarmos vontades e esforços. 

Neste ensaio, que é o « Mês da Fotografia », serão exibidas oito exposições de Fotografia, sete das quais apresentadas na Fábrica Braço de Prata e uma outra apresentada no espaço Megarim-adn. Alguns dos convidados a participar desde o início na iniciativa não puderam concretizar as suas intenções por falta de verbas. Lamentamos este facto e esperamos poder contar com a presença e participação de todos, para, juntos, construirmos um futuro de sucesso para a Fotografia.

Fabrice Ziegler
Lisboa, 10 Outubro 2011

_______________________________________________________________


Matteo Carnevali 

“As Musas Silenciosas” - Fotografia
As musas silenciosas, é um trabalho fotográfico em serie, que articula o relato emotivo das diversas encarnações que a ideia de beleza encontra na (só) aparente banalidade dos lugares. A figura feminina, sempre central em cada uma das imagens, simboliza uma musa moderna, privada da possibilidade de fornecer inspiração; daí o atributo silenciosa. 
Como pano de fundo, uma selecção de lugares isenta de coordenadas geográficas, o mais possível afastada do lugar comum, mas que se insere, ainda assim, no âmago do fragmentado e estilhaçado espaço do quotidiano. Se a musa é o símbolo da arte, então a relação entre esta e a realidade tornou-se mais difícil.





http://lemusesilenti.tumblr.com/

Apoio:




______________________________________________________________________


Rui Dias Monteiro
“Caia Caía” - Fotografia
Esta exposição parte de um projecto sobre as fotografias continuadas que faço desde 2009 entre Castelo Branco e Lisboa. Serão expostas trinta imagens (C-Print de 15x20cm a 70x90cm) e uma Manta de Fitas, sobre a luz no jeito habituado dos gestos. Os toques constantes entre a figura e a paisagem. As repetições do meu fazer, na relação com o viver diário enquanto forma de guardar. 






Rui Dias Monteiro, Agosto 2011



___________________________________________________________

C.C.Casapiano
“Em tudo quanto olhei fiquei em parte” 
- Exposição colectivo de Fotografia

Emília Tavares

Esta exposição surgiu dum convite de Fabrice Ziegler, no âmbito da sua programação da primeira edição do Mês da Fotografia, na Fábrica Braço de Prata. 
Desafiada a comissariar um projecto, cujo tema de base era a “Casa”, conciliei este convite com a vontade de elaborar um trabalho com os alunos finalistas do curso de Audiovisual da Casa Pia de Lisboa. 
Encontrei no ambiente e nos alunos daquele curso um entusiasmo, um desejo de conhecimento e uma capacidade criativa que me impressionou e cativou.
Se bem que mais isolados da convivência artística, quando comparados com outras escolas e cursos similares, o trabalho destes 4 jovens evidencia um amadurecimento do olhar e uma intenção reflexiva imagética, que por si só merecem a nossa atenção e a que importava dar visibilidade.
Por isso mesmo, considerei que “mostrar” o seu trabalho era uma mais valia ao nosso olhar tão repleto de ruídos, encontrando em cada um deles, de forma diversa, uma limpidez de observação e um timing de suspensão da imagem comoventes, arquitectadas sob uma exigência e rigor técnicos assinaláveis.





Cláudio Duarte


Edgar Teles


Elisabete Fernandes


Filipe Costa







Apoios:  Casa Pia de Lisboa, Epson Portugal e Fine Print

__________________________________________________________________________





Portfolio Projecto
- Exposição colectivo de Fotografia

Ana Filipa Quintão 
 “A Casa da Árvore”

Uma casa. Uma árvore.
Um imaginário.
De uma casa na árvore.
Memórias de infância.
Risos soltados.





http://www.theportfolioproject.org/anafilipaquintao







Andreia Neves Nunes 
“Passagem”

Casa s. f. Nome genérico de todas as construções destinadas a habitação de um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que estejam protegidos dos fenómenos naturais exteriores assim como ataques de terceiros.
Uma casa não é necessariamente um espaço limitado pelas suas paredes, apenas utilizado como habitação e armazenamento, nela residem as experiências e memórias dos que lá viveram, criando um conceito de “lar”, numa relação intrínseca entre o emocional e o espaço físico, tornando estas duas ideias profundamente interligadas.






José Morais 
Conjunto de fotografias sobre uma casa que guarda memórias de uma família .  A intenção é não esquecer a vida que aconteceu nos objectos, 



fotografias, documentos do passado e perceber o tempo olhando o presente.



Luís Pinto 




Não o sei ao certo. Talvez por ter mudado de morada algumas vezes, desde criança. Mas a verdade é que nunca tive nenhum sentido forte de pertença a um qualquer lugar. Fosse ele qual fosse. A casa dos meus pais. A escola. A terra dos meus avós. Não é que não tenha ligações aos 
locais. Nelas. Espinho. Valença. Aveiro. E falo nestas porque as outras ainda menos marcas deixaram. Mas não me sinto nem daqui, nem dali. De nenhum lado. Talvez por isso, para mim, a casa não seja um local geográfico específico, mas antes o lugar onde por algum motivo eu estou, seja 
habitualmente, seja de passagem por alguns dias, com a condição fundamental de nesse espaço eu sentir uma clara sensação de bem estar. No espaço. Com as pessoas. Com o tempo.



Mário Pires 
“A Casa da Luz”
A ideia da fotografia nasce muito antes da possibilidade prática de a materializar. Nasce de num quarto escuro através de uma abertura para o imaginário. Muitos séculos depois, o princípio continua connosco, a servir de casa para dar à luz o que a nossa imaginação cria.
As fotografias foram obtidas com uma camera pinhole analógica, foram digitalizadas e impressas em plotter.








http://www.theportfolioproject.org/mariopires



Rosa Reis 
“A casa como projeto vivido”




A casa enquanto espaço memória com símbolos próprios em que códigos emocionais marcam este espaço de vivências.casa que eu sou. Desta casa nunca terminada. Da casa que procuro. 







Rui Velindro 
“Sorri”




Momento Nostálgico: Fazes uma regressão ao passado. Lembras-te daquele pormenor que tanto te chamou à atenção na tua antiga casa, dos objectos, das cores diurnas e nocturnas do lar onde te criaste e te fizeste no ser que és. Não interessa qual o lugar, podes ter morado em vários espaços que se transformam numa só casa, a casa dos bons momentos e das boas memórias... a casa de sonho. Estes são pormenores da minha casa de sonho...







Susana Paiva 
“A fotografia é uma casa vazia à qual sempre regresso”




Uma intervenção efémera, de pequenas imagens nómadas projectadas nos diversos espaços da Fábrica do Braço de Prata, simboliza a minha relação ambígua com todos os espaços que, desde 2006, tenho habitado.

“A fotografia é uma casa vazia à qual sempre regresso” é um registo poético, revelador da frágil conjugação entre diversos espaços de intimidade 
inevitavelmente marcados pelo acto do abandono.







Intervenção performativa disponível apenas nos dias 3, 4, 5 e 6 de Novembro.






_____________________________________________________________________

Agence VU’
“VU’ : dentro do armário” 
- Fotografia / Instalação 
Desde a sua criação em 1986, que a VU’ é mais conhecida como uma «agência de fotógrafos» do que uma agência fotográfica. A sua aposta na especificidade da identidade de cada fotógrafo, criou um estilo pleno de criatividade e intensidade. Numa iniciativa original, um grande armário branco é a base para uma instalação de fotografias de fotógrafos da VU’, levando os visitantes a viajar por múltiplas faces e recantos, entre os mais diversos ambientes e lugares, tendo como fio condutor o tema «Home», proposto pela organização do «Mês da Fotografia», na Fábrica Braço de Prata.

A edição de fotografias e a produção da instalação estão a cargo dos fotógrafos Bruno Portela e Fabrice Ziegler.















A Agence VU’ é representada em exclusivo em Portugal pela Photo Agent.


_______________________________________________________

Reuters Pictures
“Visões multimédia dos fotógrafos na Reuters” - Fotografia 
Numa iniciativa da Photo Agent, a Reuters Pictures apresenta na Fábrica Braço de Prata «Visões multimédia dos fotógrafos na Reuters» durante o mês da fotografia dedicado ao tema «Home/Place».

Um conjunto de trabalhos multimédia individuais e coletivos produzidos recentemente e um trabalho coletivo realizado e produzido em Portugal, que terá a sua ante-estreia pública durante o evento organizado na Fábrica de Braço de Prata.

Durante 30 minutos os visitantes assistirão sucessivamente a um conjunto de reportagens que numa montagem que inclui fotos, som e vídeo, nos transportam numa visão pessoal dos autores a diversas histórias e a vários locais da actualidade mundial.
















____________________________________________________

Estação Imagem
“LUGARES ALENTEJANOS” - Fotografia 
Projecto multidisciplinar que envolve literatura, fotografia e desenho através do entrecruzar da palavra e do olhar sobre o passado e o presente do Alentejo, que aliam o imaginar de leituras originadas na escrita e o ler de uma crónica originada na imagem.
Procurou-se primeiro, o lugar do Alentejo na obra de escritores e poetas portugueses que lhe pertencem por nascença ou adopção e em cuja prosa ou verso reside, ao longo de pouco mais de século e meio, a «viva, obsidiante memória» dos seus lugares.
















____________________________________________________





Inauguração 03/11 - 19H00  Exposição 03/11 - 02/12/11 
No Espaço Megarim-adn em Alvalade

Home, sweet home
Teresa Huertas
fotografia / instalação
Home, sweet home é o mais recente trabalho de Teresa Huertas, o primeiro de uma série que pretende reflectir sobre aspectos da memória individual e colectiva, que marcaram profundamente algumas gerações do século XX português.
Através da apropriação de uma imagem cliché da década de 50, questionam-se valores e modelos comportamentais de uma geração dominada pelo autoritarismo. 
O segundo elemento deste trabalho, uma instalação site-specific, remete para a esfera do íntimo. Na relação entre espaço interior e texto, procura-se uma forma de materialização da memória emocional.





http://www.megarim.pt



___________________________________________________

As Baladas do Ciclope
Entrada Livre!
19 Novembro, 21H! 

O colectivo El Cíclope Mecánico vai realizar a terceira edição das Baladas do Ciclope em Lisboa, uma vez mais, na Fábrica do Braço de Prata. Continuamos a querer maior participação de autores portugueses, pelo que convidamos quem estiver interessado a enviar a sua proposta até dia 10 de Novembro. Lembramos, no entanto, que não é obrigatório ter nacionalidade portuguesa.







__________________________________________________________

FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA
25, 26 e 27 de Novembro
Horário: Sexta-feira de 17h à 22h
Sábado e Domingo, 15h até 21h
Entrada Livre









___________________________________________________________








Debate ESTAÇÃO IMAGEM
26 de Novembro, 18H30
Reportagem fotográfica: 
construção de uma narrativa
Com Paulo Pimenta, Nelson Aires e José Carlos Carvalho, moderado por Luís Vasconcelos.

_________________________________________________________

Debate REUTERS
26 de Novembro, 20H30
Ver para fora de dentro
Com Paul Hanna, José Manuel Ribeiro e Rafael Marchante, moderado por Bruno Portela.

Os repórteres fotográficos da Reuters espalhados pelos quatro cantos do globo, captam os acontecimentos que moldam o mundo, distribuindo mais de 1.500 fotografias por dia, 365 dias por ano.

______________________________________________________________

WORKSHOP
Workshop de construção de uma narrativa imagética
Uma imagem, mil palavras?



















Objetivos:
Explorar a ligação entre imagem e texto. Aplicar o conceito de narrativa a suportes imagéticos. Adquirir mecanismos de libertação da criatividade. Experimentar a expressão através da palavra e da imagem. Construir uma narrativa imagética para exposição imediata no espaço.

Destinatários:
Para todos os que fazem da imagem um meio privilegiado de comunicação e desejam explorar novas formas de expressão a partir desse suporte artístico.

___________________________________________________________

WORKSHOP
WORKSHOP LIGHTROOM 3
FORMADOR: BRUNO RASCÃO (Fotojournalism)
DATAS : 26 E 27 DE NOVEMBRO (SÁBADO E DOMINGO) 
DURAÇÃO : 14 HORAS (2 SESSÕES DE 7 HORAS COM INTERVALOS DE 1 HORA PARA ALMOÇO)
HORÁRIO : 09:30 ÀS 17:30
INSCRIÇÃO : 60,00 € + IVA (ALMOÇO INCLUÍDO) |
LIMITADO ÀS PRIMEIRAS 15 INSCRIÇÕES ATÉ 11 DE NOVEMBRO
INFORMAÇÃO + INSCRIÇÕES NO SITE :  WWW.ESTACAO-IMAGEM.COM

O Lightroom é um processador de imagem de grande qualidade e um administrador de base de dados. Desenhado pelos engenheiros da Adobe, com a intenção de simplificar e dinamizar o trabalho dos fotógrafos, a terceira versão saiu para o mercado no Verão de 2010.
O programa divide-se em cinco módulos independentes ou áreas de trabalho:
Library: A biblioteca, para gerir, organizar e editar as imagens do catálogo
Develop: O laboratório digital, para tratar as imagens
Slideshow: Para apresentar colecções de imagens no ecrã, ou exportar em formato PDF
Print: Para imprimir imagens numa paginação
Web: Para criar galerias de imagens para a Internet

O Lightroom é um programa extenso, mas muito intuitivo; ideal para trabalhar com ficheiros digitais, e em particular com ficheiros Raw. Os tratamentos aplicados não são destrutivos, porque se guardam como instruções de edição da imagem, até serem exportados.
O curso estará a cargo do fotojornalista e formador, Bruno Rascão, que desde princípios de 2009 se dedicou ao estudo do programa Lightroom 2. Hoje em dia trabalha quase exclusivamente com o Lightroom 3 para organizar, seleccionar, tratar o seu trabalho pessoal.
Todas as imagens da página www.brunorascao.com foram tratadas em Lightroom 2 ou 3, bem como as apresentações dos slideshows. [...] ver press-release