JUNHO 2012


Junho 2012
Inauguração 06/06 - 20H00 
Exposição 06/06 - 01/07/12



Horario de Verão
4ªFEIRA:  20H-02H   5ªFEIRA:  20H-02H   6ªFEIRA:  20H-04H
SÁBADO:     20H-04H      DOMINGO: 15H-00H

João Rodrigues aka Toinjoints
“Wish Upon a Star” - Exposição de Ilustração
Hélio Bray
“Shapes for All”- Exposição de Pintura/Graffiti
Nelson Jesus
“ensaio estóico gráfico”- Pintura
Michel de roubaix
Clin d’oeil a Stuart”- Instalação e Performance 
Isabel Sousa Carvalho e Marta Dutra 
“Poerâmica”  - Exposição de Ceramica e um Livro
Inauguração dia 16/06 - 20H00



Continuam



Exposição Internacional de Fotografia 
Erotic-Kink / Olhares Consentidos 2012

colectivo BU 
“Work in progress” - Poesia Visual



João Rodrigues aka Toinjoints 

“Wish Upon a Star” - Exposição de Ilustração

“Os monstros soltaram os seus terríveis rugidos e rangeram os seus terríveis dentes, e reviraram os seus terríveis olhos e mostraram as suas terríveis garras. Mas Max meteu-se no seu barco e despediu-se.”
Maurice Sendak

“À partida parecem desenhos infantis, mas há muito mais por trás deles, uma grande dose de melancolia em todos estes personagens solitários que procuram a sua estrela”





Hélio Bray

“Shapes for All”- Exposição de Pintura/Graffiti
Lisboa, cidade única rodeada por um mar de histórias. Aqui,a luz domina as formas e as mesmas fazem parte integrante de um observador atento. 
Hélio Bray, criativo de linhas e entusiasta da cor , convida-nos a uma dimensão dominada pelas matizes da sua visão. Pequenas formas, grandes contrastes, elementos que transbordam pigmentação , um todo criado para todos. “Shapes For All”, é um projecto bem ao gosto de Hélio Bray, onde nos aguarda uma viagem á dimensão da cor.




Nelson Jesus

“Ensaio estóico gráfico”- Pintura
O ensaio estóico gráfico seria uma exposição de pintura em que a própria pintura não é o fim em si mesma. A pintura desta vez é um meio, o meio, o meu meio durante um determinado período de tempo, sob um determinado espaço mental. Uma exposição imposição, inspiração expiração. (“É desnecessário construir templos, nada de grande valor ou sagrado pode ser obra de construtores e mecânicos”, Zenão.) 
Cinquenta por cento fanatismo cinquenta por cento emoção. (“O estoicismo, diversamente das filosofias puramente gregas, era estreitamente emocional e em certo sentido fanático”, Bertrand Russel.) O problema aqui é a Virtude. [...]





Michel de roubaix 
Clin d’oeil a Stuart”- Instalação e Performance
Nesta exposição, Michel entrega-nos o seu olhar muito pessoal sobre uma das mais importantes figuras da Ilustração Portuguesa. Neste projecto, o artista vai proporcionar ao público um desafio cultural e sensorial, onde teremos acesso a uma parte significativa da colecção de ilustração do trabalho de Stuart de Carvalhais. Já no passado Michel de Roubaix tinha colaborado com o Museu do Fado numa retrospectiva sobre Stuart, mais tarde nas comemorações do Centenário da República, o seu contributo foi extremamente importante. Hoje, na Fábrica, Michel propõe um olhar mais liberto e criativo sobre este autor.

Isabel Sousa Carvalho e Marta Dutra 

“Poerâmica”  - Exposição de Ceramica e um Livro
Este encontro começa com uma partilha de afectos. marta dutra e isabel sousa carvalho não se conhecem pessoalmente, mas com a chegada do alf às suas vidas iniciam uma conversa quase diária que explora ideias, emoções e projectos. Certo dia marta dutra diz-lhe em jeito de brincadeira que é uma “artista” e que os artistas têm desculpa para serem um pouco loucos. isabel sousa carvalho é ceramista. marta dutra não sabe. Marta dutra rabisca papéis. isabel não sabe. [...]

Isabel Sousa carvalho:  isc.ceramics@gmail.com 
Marta Dutra:  martadutra7@gmail.com


CONTINUAM

Exposição Internacional de Fotografia 
Erotic-Kink / Olhares Consentidos 2012


A Olhares Consentidos 2012 – Iª Exposição Internacional Colectiva de Fotografia Erotic-Kink de Lisboa.
- é uma das actividades organizadas pela ConSenSual no âmbito do primeiro fim-de-semana dedicado ao universo do Erótico, Kink e de 
sexualidades alternativas, o Lisbon Fetish Weekend 2012.
Nesta exposição irão ser apresentados trabalhos de diversos fotógrafos com portfolios relevantes neste género artístico. A exposição que estará patente na Fábrica Braço de Prata de 1 de Junho a 1 de Julho, irá contar com cerca de 30 obras expostas.
A Olhares Consentidos 2012 albergará ainda a mostra dos trabalhos vencedores do Concurso de Fotografia Fetichista.


Colectivo BU

“Work in progress” 
- Instalação/Site Specific
Ao travar conhecimento com este espaço, surgiu-nos a ideia imediata de o trabalhar como algo contínuo, onde ao longo do tempo construiremos um projecto e uma relação crescente e envolvente com quem passa. Assim, este será, sobretudo, um lugar de experimentação.
Esta experimentação relacionar-se-á e terá por base a palavra. Tal como o espaço que nos propomos a ocupar, quase sempre relegado a não lugar, lugar de passagem, também as palavras são geralmente consumidas dessa forma. Estas são sempre tratadas como meio e raramente como fim. Desta forma, transformando a sala continuamente, devolvemos, a ambas, o protagonismo merecido. [...]