Artes Visuais | Dezembro 2012
CATARINA CARDOSO
“PORTUGAL, lugares ilustrados / illustrated places”
- Exposição de ilustração
EUNICE SALVADOR
“Life Nullius”
- Exposição de Pintura
MATHILDE DAUGUET
“First Circle”
- Exposição de Pintura
CHRISTOPHE-PAUL SAUVAGE
“London whispering”
- Exposição de Fotografia
“GALERIA SEM LICENÇA”
Galeria de Fotografia de Rua - Exposição Colectivo
Street-Art
Continua patente
“LOOKING FOR A DREAM TALE”
Fotografia: Andreia Neves Nunes
Toy Fashion: Sofia Calção
Curadoria: Carla Pacheco
- Fotografia / Instalação
_____________________________________________
_____________________________________________
CATARINA CARDOSO
“PORTUGAL, lugares ilustrados /
illustrated places”
- Exposição de ilustração
Catarina Cardoso convida-nos a percorrer Portugal de norte a sul - de Vila Nova de Cerveira a Sagres - através de um olhar muito pessoal.
Durante alguns anos realizou pequenas reportagens em Portugal através do desenho espontâneo, feito no local. Estes desenhos serviram como ponto de partida para um conjunto de composições, às quais juntou papéis,
texturas, imagens.
O resultado: uma série de ilustrações, cada uma referente a um
determinado lugar de Portugal.
A sua vontade de apresentar este trabalho como um todo, leva-a a publicar
as ilustrações aqui expostas, no livro “Portugal, lugares ilustrados /
illustrated places”.
_____________________________________________
EUNICE SALVADOR
“Life Nullius”
- Exposição de Pintura
A natureza selvagem em equilíbrios pontuais com a natureza humana, em desequilíbrios constantes com tudo o que a rodeia e uma atenção necessária na relação que se mantém com a natureza, tudo isto são motivos que de alguma forma evoco no meu trabalho. Deste modo, utilizo conceitos de pintura de paisagem, mas sempre recorrendo a modos de exploração de quaisquer identidades humanas.
Em life nullius, tal como acontece em terra nullius, a considerada terra de ninguém e que por este mesmo motivo poderia vir a ser conquistada, existe uma propensão para o vazio, uma queda para o movimento, uma ascensão para o caos. Dialogam assim, orgânico e inorgânico, vazio e cheio, quietude e movimento, claro e escuro, masculino e feminino, ternura e agressividade, construindo deste modo, pinturas sempre em constante mutação.
Eunice Salvador, acerca da exposição Life Nullius, a apresentar na Fábrica Braço de Prata, Dezembro de 2012.
_____________________________________________
MATHILDE DAUGUET
“First Circle”
- Exposição de Pintura
Writter, photographer, painter, Mathilde Dauguet is a conceptual artist, inspired by her research on human and social sciences, as well as her experiences in such different countries as Togo, brazil, India, Marroco, Portugal...
In 2012, she achieves the First Circle, a project of 15 large painting illustrating her
personal track of the collective unconscious and universal symbols of Carl Jung
(Freud ´s dissident) that could be emphasize thanks to a free creation.
With her own made mixture of color pigments and linseed oil, on large panels that fit together, she discovers step by step arquetypes and underlying symbols that
appear inside the object; in its main lines, shadows and brightness.
The circle, universal symbol of unity present across the cultures, in the Buddhist
mandala, cupola of the Mosque or Cathedral´s rose window is the main pattern of her paintings, illustrating her concern about the religious conflicts generated in the name of this Unity.
The First Circle invites religions to recognize their own cultural conditioning and their relative truth, and to debate together, with the scientific community to make significant progress on the understanding of human soul.
This project inspires to draw his own circle in order to find his own truth.
_____________________________________________
CHRISTOPHE-PAUL SAUVAGE
“London whispering”
- Exposição de Fotografia
As imagens dos motins londrinos do Verão de 2011 inundaram as nossas televisões durante uma semana. Imagens de violência, confrontos, montras partidas, edifícios em fogo.
Imagens sensacionalistas, por vezes chocantes, de bairros populares à mercê de milhares de agitadores, apanhadas ao vivo e reproduzidas até à exaustão nos nossos ecrãs.
Mas o que sabemos sobre o que se passou em Londres na semana a seguir ao fim dos motins? O que sabemos nós das dezenas de intervenções que floresceram nos muros, no betão, nos painéis publicitários, no metro e nos autocarros, por vezes durante algumas horas, ou somente alguns minutos? Que sabemos nós das mensagens que eram não só comentários aos acontecimentos da semana precedente, mas também interrogações sobre o significado de tal violência?
Ao mesmo tempo que em Inglaterra todo o espaço dos media estava ocupado pela perseguição aos participantes nos motins – centrando a atenção do público na
dimensão criminosa dessas ações –, grupos organizados e indivíduos isolados, os quais ficaram anónimos, enchiam as ruas de mensagens, de slogans, de perguntas.
As imagens desta série foram tiradas em Londres entre o dia 15 e o dia 18 de Agosto de 2011, principalmente nos bairros de Tottenham, Brixton, Hackney e East Ham.
_____________________________________________
“GALERIA SEM LICENÇA”
Galeria de Fotografia de Rua - Exposição Colectivo
Street-Art | Galeria Exterior ( Av. Infante Dom Henrique | Muro exterior a Fábrica )
A “Galeria Sem Licença” é uma galeria de rua na qual diversos fotógrafos mostram os seus trabalhos. Interferimos regularmente em um muro no centro histórico de Curitiba (Brasil) situado na Av. Jaime Reis, mas ações da galeria